Cooperativismo

Cooperativismo
É um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo por meio da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas.

O fim maior é o homem, não o lucro.

Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados.

Princípios do Cooperativismo

1º Adesão Voluntária e Livre,
2º Controle Democrático pelos Membros;
3º Participação Econômica dos Associados;
4º Autonomia e Independência;
5º Educação, Formação e Informação;
6º Intercooperação;
7º Interesse pela Comunidade;

Fonte: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Cooperativismo de Transporte
As cooperativas de transporte têm o cooperativismo no seu DNA. Isso é, são instituições sem fins lucrativos, nas quais todos os cooperados têm participação econômica e direito de voto nas decisões da organização. Ou seja, são instituições com valores mais justos e humanos, em que os profissionais cooperam entre si por melhores condições de trabalho na área de transporte.

Atualmente, as cooperativas de transporte brasileiras movimentam, juntas, cerca de 528 milhões de toneladas de carga por ano, além de 2 bilhões de passageiros.

É notável também que, desde o início dos anos 2000, o número de cooperados do ramo subiu de 38 mil para cerca de 140 mil profissionais. Um mercado que já movimenta valor superior a R$ 6 bilhões por ano. E que promete continuar crescendo.

Vantagens em participar de uma Cooperativa de Transporte:

  • Unindo forças em uma cooperativa de transporte, os profissionais ganham mais visibilidade e têm melhores oportunidades de compra de peças e equipamentos.
  • A cooperativa pode realizar a gestão comercial e operacional dos ativos dos cooperados, contribuindo para o crescimento e profissionalização do negócio.
  • Cooperando, os profissionais do transporte podem ter melhores condições de trabalho e mais oportunidades. É por esse outros motivos, que esse ramo do cooperativismo tem crescido no país.